Trabalho remoto home office: implicações para a SST

Postado em 16/10/2024
Compartilhe
Trabalho remoto é toda prestação de serviços que é feita à distância. Ou seja, quando o colaborador não trabalha nas dependências da empresa. Ele pode estar na mesma cidade, em outro país, em casa ou viajando … Já no home office, é preciso necessariamente trabalhar de casa.
A diferença está no local em que o trabalho é realizado. O home office tem que ser de casa, enquanto o trabalho remoto engloba tanto a casa quanto outras possibilidades.
Todo home office é trabalho remoto, mas nem todo trabalho remoto é home office.
Uma pesquisa na Europa sobre onde pessoas trabalham mostrou que 65 % dos entrevistados trabalhavam nas instalações do seu empregador, quase 17 % trabalhavam no seu domicílio e os restantes 18% trabalhavam a partir de outros locais. Ou seja: 35% já não trabalha nas instalações do empregador. A expectativa é de que esse % aumente porque essa prática reduz tempos de deslocamento e dos acidentes de casa para o trabalho, alem de que há uma diminuição dos custos para o empregador nas suas instalações.
Ocorre que com isso surgem novas relações de trabalho e com ela chegam riscos decorrentes de trabalhar em locais não concebidos como locais de trabalho, que os empregadores não podem controlar (totalmente).
Esse tema envolve muita discussão pos se por um lado riscos existem – mecânicos, ergonômicos e psicossociais especialmente – eles são relacionados ao trabalho, e como os gerenciar, estando literalmente fora do alcance do controle de medidas de proteção?
O documento gerado pela Agência Europeia enfatiza a responsabilidade dos trabalhadores na adoção de práticas e processos para sua segurança. Sempre se diz que segurança no trabalho é um esforço colaborativo que envolve tanto os profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) quanto os próprios trabalhadores. Essa abordagem compartilhada é fundamental para a criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Nas novas formas de trabalho a segurança é mais responsabilidade do trabalhador. A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho disponibiliza um documento que aponta as implicações para a Saúde e Segurança no Trabalho (SST) pelas práticas do trabalho remoto ou home office. O documento da  Agência Europeia pode ser visto acessando-se esse link: https://tinyurl.com/2mk7ay4d

 

 

 

Leia também

Médico Especialista em Otorrinolaringologia. Mentor Intelectual do software SIGOWEB, aplicação na web destinada à Gestão da SST, eSocial, GRO/PGR, Gestão do FAP e atual Diretor de Inovações.

Receba conteúdos exclusivos sobre Segurança no Trabalho e Saúde, eSocial e PGR.