O relatório analítico do PCMSO é uma das grandes novidades que chega junto à nova NR-07, que entrou em vigor no início de 2022. O relatório analítico é um documento que resume informações sobre a saúde do quadro de funcionários de uma empresa.
Ele inclui dados de exames médicos como o número e tipos de exames clínicos realizados, incidência e prevalência de doenças relacionadas ao trabalho, análise comparativa em relação ao ano anterior entre outros dados que abordaremos nesse artigo.
Esse relatório ajuda a empresa a monitorar a saúde de seus funcionários e a desenvolver políticas para protegê-los no ambiente de trabalho.
Diferenças entre o Relatório Anual e o Relatório Analítico
O antecessor do relatório analítico era o anual, com conteúdo detalhado pela antiga NR-7 e um modelo de elaboração a ser seguido.
Os dois compartilham algumas informações que necessitam conter como número de exames médicos realizados e estatística de resultados anormais nos exames complementares, mas o relatório analítico inova ao requerer a incidência e prevalência de doenças relacionadas ao trabalho e informações sobre CATs emitidas.
A diferença entre o Relatório Anual e o Relatório Analítico do PCMSO está na abrangência e no detalhamento das informações:
Relatório Anual do PCMSO:
- Era um documento obrigatório que resumia as atividades do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) ao longo do ano.
- Continha informações gerais sobre o programa, como o número de exames realizados, incluindo avaliações clínicas e exames complementares, estatísticas de resultados considerados anormais, bem como o planejamento do ano seguinte.
Relatório Analítico do PCMSO:
- É um documento mais detalhado e específico, que fornece uma análise profunda da saúde ocupacional dos trabalhadores da empresa.
- Contém informações detalhadas sobre resultados de exames médicos individuais, incidência e prevalência de doenças relacionadas ao trabalho, categorizadas por unidade operacional, setor ou função; informações sobre o número, tipo de eventos e doenças informadas através das CATs, emitidas pela empresa, referentes a seus empregados; análise comparativa em relação ao relatório anterior e discussão sobre as variações nos resultados colhidos.
- É útil para avaliar a eficácia do programa, identificar problemas de saúde ocupacional e planejar ações de prevenção específicas.
Enquanto o Relatório Anual era mais resumido, o Relatório Analítico é mais abrangente e é uma ferramenta estratégica na gestão da saúde ocupacional.
Passo a passo para a elaboração do Relatório Analítico
A incidência é o número de casos novos de uma doença, dividido pela população em risco, durante um período. Seu conhecimento é relevante para verificar a ocorrência de novos eventos na população e fatores conexos.
Já a prevalência é o número de casos existentes de uma doença, dividido pelo número de pessoas de uma população, durante um período. É informação para planejar e organizar os serviços e recursos existentes, se necessário.
A incidência é definida pelo médico por ocasião do exame clínico ocupacional e a ficha clínica precisa ter campo para colher esse dado. Durante todo o período de vigência do PCMSO esse dado vai sendo pacientemente colhido para que no final se tenham os resultados tanto das incidências como das prevalências. Se isso não ocorrer no final do ano, o trabalho do médico será imenso para resgatar informações. Dados sobre CATs requerem seu número, tipo de eventos e doenças informadas.
Há que se ter cuidado com a coerência dos dados entre a incidência e CATs emitidas. Se houver novos casos de doenças a emissão da CAT é obrigatória por isso é necessário que o relatório não contenha contradições internas como por exemplo, a incidência de uma doença e nenhuma CAT emitida.
O relatório analítico do PCMSO tem algo que se assemelha a uma conclusão que é a análise comparativa em relação ao relatório anterior e discussão sobre as variações nos resultados.
Desenvolvemos uma funcionalidade para que a análise comparativa possa ser realizada.
Por ela é possível efetuar-se a comparação entre o relatório anterior e o atual, existindo 3 abas onde se vê o relatório anterior e o atual, e na terceira aba onde se incluem os textos das comparações efetuadas.
No SIGOWEB existem 4 análises comparativas que precisam ser realizadas entre o relatório anterior e o atual:
- Número e tipos de exames clínicos realizados
- Exames complementares anormais
- Incidência e prevalência de doenças relacionadas ao trabalho
- CATs
O relatório analítico deve ser apresentado e discutido com os responsáveis por segurança e saúde no trabalho da organização, incluindo a CIPA, quando existente, para que as medidas de prevenção necessárias sejam adotadas na organização. A exposição precisa ser documentada e é recomendado que haja uma ata com assinaturas dos presentes.
Como se observa é grande a quantidade de informações exigidas pelo relatório analítico. É praticamente impossível gerar manualmente esse volume de dados, especialmente em organizações com expressivo número de trabalhadores.
Se os dados não forem coletados diariamente, ao final de um ano, o médico responsável precisará de muito tempo para buscar informações sobre exames médicos e complementares, e desses seus resultados, os organizar e considerar as estatísticas necessárias (incidência e prevalência). Ainda, precisará saber sobre CATs emitidas pela segurança do trabalho.
Sigoweb como uma ferramenta que gera o relatório automaticamente
Para minimizar esse trabalho o uso de um software de SST é fundamental, desde que ele forneça o relatório analítico de forma totalmente automática e consistente. No SIGOWEB o relatório é gerado em 30 segundos! Isso inclui informações sobre eventuais incidências de doenças que foram informadas em cada exame médico ocupacional.
Para gerar o relatório analítico o Sistema automaticamente compila todas as informações e elabora as estatísticas de incidência e prevalência, considerando a fórmula de cada uma delas.