Relação contratante / contratada no SIGOWEB: a contínua inovação!

Postado em 17/10/2024
Compartilhe
Um problema complexo e que solucionamos por criativas e exclusivas funcionalidades, que são apresentadas à interessados em soluções originais e resolutivas.

 

Em 8 tópicos, um sumário do tema “relação contratante / contratada”:
  1. Empresas que fornecem mão de obra terceira (as contratadas por empresas contratantes) são as que maiores dificuldades têm em se adaptar às necessidades da NR 01 (com o seu PGR) e em fazer envios consistentes de eventos de SST ao eSocial.
  1. Na NR 01: essas empresas precisam elaborar tanto o inventário de riscos de sua organização como também fornecer ao contratante o Inventário de Riscos Ocupacionais específicos de suas atividades que são realizadas em suas dependências (NR 1.5.8.4).
  1. PGR: é documentado por Inventários de riscos, planos de ação e pela Avaliação ergonômica preliminar; na NR 1 o § 5.7.3.2 (d)) diz que AEPs fazem parte do Inventário de riscos, fato que é repetido na NR 17 ao dizer que a AEP deve integrar o PGR (NR 17.3.5). Assim, o Inventário de riscos se complementa com a AEP, seja na documentação interna da contratada, seja naquela que essa fornece à contratante.
  1. eSocial: há a necessidade de envios dos Eventos S-2240 (condições ambientais) e S-2220 (monitoramento da saúde). Como as contratadas mantem empregados nas contratantes as condições ambientais a que estão expostos são informadas em CNPJs de terceiros e o monitoramento da saúde requer exames complementares para essas condições ambientais.
  1. Envio dos eventos S-2240: sinaliza para a Receita Federal em que CNPJs estão trabalhando empregados da contratada e a que riscos estão expostos. Muitos deles exigem o recolhimento para o FAE por parte das contratadas, assim como o recolhimento de um adicional pelas contratantes (Instrução Normativa RFB nº 2110, Art. 131).
  1. eSocial: onde tudo é informado e controlado por simples cruzamentos de dados: – a auditoria eletrônica online está aí!
  1. SIGOWEB: o único software de SST que contêm funcionalidades para mediar a relação contratante x contratada, que podem ser utilizadas tanto por empresas que contratam terceiros como pelas que os disponibilizam.
  1. Essas funcionalidades foram desenvolvidas porque as “cabeças pensantes” do SIGOWEB são das áreas de SST, sendo o único software que tem profissionais de SST desenvolvendo para profissionais de SST. Falamos a mesma linguagem, sabemos o que é preciso e entregamos soluções otimizadas.

 

 

Leia também

Médico Especialista em Otorrinolaringologia. Mentor Intelectual do software SIGOWEB, aplicação na web destinada à Gestão da SST, eSocial, GRO/PGR, Gestão do FAP e atual Diretor de Inovações.

Receba conteúdos exclusivos sobre Segurança no Trabalho e Saúde, eSocial e PGR.