Avaliação ergonômica pelo método do “achismo”.

Postado em 15/09/2024
Compartilhe
Os termos “avaliar” ou “avaliação” aparecem 16 vezes na NR 1.
Quando associado especificamente à ergonomia diz que o Inventário de riscos deve contemplar os resultados da avaliação de ergonomia nos termos da NR-17 (NR 1, § 5.7.3.2, “d”).
Por outro lado, a NR 17 diz que os resultados da avaliação ergonômica preliminar (AEP) devem integrar o Inventário de riscos do PGR (NR 17, §.3.5).
A imensa maioria das organizações não efetuam AEPs, pelo que descumprem as NRs 1 e 17! E tem mais: Informam riscos ergonômicos nos ambientes de trabalho avaliados pelo método do “achismo”, ou seja, “presumidos”.
È uma avaliação de riscos ergonômicos efetuada segundo as próprias opiniões ou intenções, em geral com base apenas na justificação intangível e subjetiva do “eu acho que”!
Considerando que problemas osteomusculares são a primeira causa de concessão de benefícios acidentários (B91) por doenças (numa proporção em 2023 de 3 x mais do que as doenças psicossociais), a falta da AEP e os riscos ergonômicos “presumidos” pelo achismo se constituem em (a) um descumprimento da legislação, (b) um tiro no pé ao informar que algo existe sem saber se é verdade, (c) ter um PGR legalmente capenga e (d) um auto incentivo ao aumento do FAP!
O SIGOWEB é o único software de SST do País que tem funcionalidades para AEP, uma exigência da NR 17 para todas as empresas, por metodologias de elaboração da Fundacentro, ou do Instituto de Biomecânica de Valencia (Espanha) ou do Sobanne-Dèparis (exigência, diga-se à bem da verdade, raramente cumprida!).
Sua realização não exige ergonomistas e na capacitação para uso do SIGOWEB usuários recebem uma atenção especial para a utilização da funcionalidade.

Leia também

Médico Especialista em Otorrinolaringologia. Mentor Intelectual do software SIGOWEB, aplicação na web destinada à Gestão da SST, eSocial, GRO/PGR, Gestão do FAP e atual Diretor de Inovações.

Receba conteúdos exclusivos sobre Segurança no Trabalho e Saúde, eSocial e PGR.