Relatório analítico do PCMSO no SIGOWEB: a contínua inovação

Postado em 17/10/2024
Compartilhe
A nova NR 07 entrou em vigor em 03/01/2022. Até essa data a anterior solicitava o Relatório Anual com conteúdo detalhado pela Norma e um modelo de elaboração a ser seguido.
A partir da data de vigência da nova Norma é exigido o Relatório Analítico, uma das grandes novidades que chega com a nova NR 07 e é o “fechamento” do PCMSO. É como se fosse o balanço anual que o médico responsável precisa fazer de seu trabalho.
Os dois Relatórios ainda compartilham algumas informações que necessitam conter como número de exames médicos realizados e estatística de resultados anormais nos exames complementares, que são uma compilação do que foi realizado durante todo o ano.
O relatório analítico inova ao requerer a incidência e prevalência de doenças relacionadas ao trabalho, informações sobre CATs emitidas e a comparação entre resultados do relatório atual com o anterior.
A incidência é o número de casos novos de uma doença, dividido pela população em risco, durante um período. Seu conhecimento é relevante para verificar a ocorrência de novos eventos na população e fatores conexos.
Já a prevalência é o número de casos existentes de uma doença, dividido pelo número de pessoas de uma população, durante um período. É informação para planejar e organizar os serviços e recursos existentes, se necessário.
Incidências e prevalências são definidas pelo médico por ocasião do exame clínico ocupacional e a ficha clínica tem campo para colher esse dado. Um aspecto relevante é que a existência de incidências e prevalências é feita DE FORMA AUTOMATICA PELO SISTEMA a partir de informações prestadas pelo médico responsável se alguma patologia for constatada.
Se isso ocorrer, o SIGOWEB “pergunta” se a doença é ou não de causa ocupacional e se a resposta for positiva, pergunta se a doença relacionada ao trabalho é pré-existente ou foi diagnosticada na data desse exame clínico ocupacional.
Se a resposta é de que foi diagnosticada agora, o SISTEMA entende que essa é uma “incidência”; se responder que é pré-existente à essa ficha clínica, o entendimento é de se trata de uma “prevalência”.
Durante todo o período de vigência do PCMSO esse dado vai sendo pacientemente colhido para que no final se tenham os resultados tanto das incidências como das prevalências CONSIDERADOS DE FORMA AUTOMÁTICA PELO SISTEMA.  Se isso não ocorrer no final do ano o trabalho do médico será imenso para resgatar informações.
Dados sobre CATs requerem seu número, tipo de eventos e doenças informadas. Observe-se que não são todas as CATs emitidas que necessitam registro no relatório analítico, mas apenas as que se referem às doenças emitidas.
O relatório analítico tem algo que se assemelha a uma conclusão que é a análise comparativa em relação ao relatório anterior e discussão sobre as variações nos resultados.
No SIGOWEB o “Relatório analítico” é um documento GERADO AUTOMATICAMENTE PELO SISTEMA. Apenas a comparação necessária entre o relatório atual e o anterior é  tarefa do médico responsável. Ainda assim o Sistema tem funcionalidades que facilitam essa atividade, mostrando os resultados do ano anterior, do atual e campos para a redação da análise comparativa.
Saiba mais sobre o Relatório Analítico do PCMSO acessando: https://www.sigoweb.com.br/site/blog/categoria/relatorio-analitico-do-pcmso-tudo-sobre-ele/

 

Leia também

Médico Especialista em Otorrinolaringologia. Mentor Intelectual do software SIGOWEB, aplicação na web destinada à Gestão da SST, eSocial, GRO/PGR, Gestão do FAP e atual Diretor de Inovações.

Receba conteúdos exclusivos sobre Segurança no Trabalho e Saúde, eSocial e PGR.