SISTEMA DE FOLHA/RH: INTERSECÇÃO COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Postado em 17/04/2024
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Um sistema de folha de pagamento/recursos humanos (Sisfolha/RH) é uma plataforma que ajuda empresas a gerenciarem eficientemente os salários dos empregados, benefícios, registro de horas trabalhadas, impostos, entre outros aspectos relacionados à gestão de pessoas. Esses sistemas automatizam tarefas repetitivas, reduzem erros e permitem que os gestores tenham uma visão mais completa e integrada das informações relacionadas aos empregados.
A responsabilidade social corporativa (RSC) é um conceito que se refere ao compromisso de uma empresa em agir de forma ética e sustentável em relação às suas práticas comerciais, impacto ambiental e responsabilidade social, indo além de apenas buscar o lucro. Isso inclui iniciativas para promover o bem-estar dos empregados, investir na comunidade local, minimizar o impacto ambiental de suas operações e aderir a padrões éticos e transparentes em todas as áreas de negócios.
Já o software de saúde e segurança no trabalho (SST) é uma ferramenta que auxilia as empresas a garantirem um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus colaboradores. Esses softwares fornecem recursos para o gerenciamento de riscos ocupacionais, registro de incidentes, treinamento em segurança, monitoramento da saúde e atenção às normas regulamentadoras (NRs), entre outras funcionalidades que visam a proteção da saúde e integridade dos empregados.
Organizações socialmente responsáveis devem prezar, primeiramente, pela saúde e bem-estar do seu público interno (empregados), antes mesmo de realizar ações que beneficiem o público externo. Não faz sentido que uma empresa se preocupe tanto com causas sociais, isto é, com os outros, mas negligencie quem está todos os dias dedicando a sua energia a fazê-la crescer, isto é, os seus empregados. 
Quando se trata de iniciativas que envolvam a SST, algumas empresas objetivam o mero e mínimo cumprimento de obrigações legais – avaliações ambientais, laudos, PGR, PCMSO e ASO – e mesmo tem a percepção de que enviar os eventos de SST ao eSocial encerra o envolvimento da empresa com o tema, o que é uma visão simplista e equivocada. Embora o envio das informações ao eSocial seja um passo importante e obrigatório, ele é apenas parte de um processo contínuo e bem mais amplo de gestão de SST.
Organizações socialmente responsáveis costumam ir muito além, proporcionando aos seus colaboradores o melhor atendimento possível a fim de que sejam bem-cuidados, o que dificulta a ocorrência de acidentes e o aparecimento de doenças adquiridas pelo exercício ou não do trabalho.
Exemplo dessas práticas são os cuidados com os afastamentos de empregados para identificar situações que possam levar a maiores complicações. É importante investigar as causas por trás desses afastamentos e buscar soluções para evitar que se tornem mais graves. Além disso, é fundamental manter um diálogo aberto e acolhedor com o empregado afastado, oferecendo suporte e orientação para que ele possa retornar ao trabalho de forma saudável e produtiva.
Outro exemplo é a promoção de saúde mental na organização, iniciativa que pode ser premiada com um “Certificado de Empresa Promotora da Saúde Mental”, criado pela Lei nº 14.831 de 27.03.2024. A Norma Regulamentadora (NR) nº 1 sofrerá atualização para nela introduzir a identificação de riscos psicossociais no ambiente de trabalho no seu texto (No momento em que esse texto está sendo escrito ainda não ocorreu publicação oficial a respeito).
Ainda, a atenção aos transtornos ergonômicos, também conhecidos como lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), que são uma das principais causas de afastamento do trabalho em diversas áreas. É fundamental que empresas e trabalhadores estejam atentos a questões de ergonomia para prevenir esses problemas, e que também é uma exigência legal como exposto na NR nº 17 (Ergonomia).
Finalmente, a avaliação da qualidade de vida nas organizações por meio de pesquisas frequentes é uma prática valiosa que pode trazer resultados significativos. Isso não apenas melhora o bem-estar dos colaboradores, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável. A chave para o sucesso é a implementação de um ciclo contínuo de feedback e melhorias
Com isso os softwares de SST precisam também ter funcionalidades para proporcionar mais cuidados aos empregados de empresas que deem atenção a RSC e não se limitar a apenas fornecer aquelas para cumprimento legal.
Em um cenário ideal o Sisfolha/RH deveria oferecer todas essas soluções de SST, atualizadas diante das exigências das Normas Regulamentadoras que sofreram grandes mudanças em janeiro de 2022, e ainda as dirigidas para ações que venham de encontro à RSC. Com isso suprem as necessidades tanto de empresas que apenas buscam minimamente cumprir as exigências legais de SST como daquelas que desejam bem mais e querem oferecer aos empregados soluções para gerenciar ações que se podem denominar genericamente de “melhorias da qualidade de vida”.
Isso traz grandes facilidades aos seus clientes que encontrariam em uma mesma plataforma soluções para tudo que precisam.
Um Sisfolha/RH sem soluções de SST ou que as tenham minimizadas e mesmo desatualizadas não entrega um componente relevante do que clientes precisam, o que os obriga a buscar recursos externos em softwares de SST especialistas, fora do Sisfolha/RH ao qual aderiram. Esse processo se reveste de complexidades fundamentadas especialmente na atividade que deverá ser efetuada para integrar o software de SST ao Sisfolha/RH, que é um procedimento não muito simples e que envolve tempos para isso e poderá ter custos adicionais.
Portanto, o desenvolvimento e oferta ao mercado de um Sisfolha/RH precisa se constituir em ferramenta essencial para automatizar e otimizar a gestão de recursos humanos em uma empresa, ao integrar funções como recrutamento, folha de pagamento e avaliação de desempenho mas também atentar para as necessidades de SST dos empregados de seus clientes, garantindo assim um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos.
O desenvolvimento de um Sisfolha/RH requer conhecimentos especializados assim como também o de um software de SST. Desenvolvedores de uma solução não tem conhecimentos suficientes para desenvolver outra.
Por conta dessas diferenças, a interdisciplinaridade, neste caso, pode ser uma solução eficiente, onde desenvolvedores de um Sisfolha/RH trabalham em parceria com desenvolvedores de um software de SST para garantir que o sistema atenda adequadamente às necessidades específicas de cada área. Uma abordagem colaborativa é crucial para o sucesso de cada projeto e para garantir que as soluções sejam robustas e eficazes.
É importante que ambos estejam integrados para garantir uma única solução que esteja atualizada e em conformidade com as atuais regulamentações e necessidades de clientes.
Em um mundo de parcerias estratégicas, as empresas poderiam se unir para desenvolver soluções inovadoras, expandir seus mercados e fortalecer suas operações. A parceria entre desenvolvedoras de Sisfolha/RH e as de software de SST é a solução para ampliar a oferta de serviços e garantir a entrega de um trabalho de qualidade para os clientes. Ao unir expertises de diferentes áreas, as parcerias estratégicas permitem que as empresas atendam às demandas do mercado de forma mais eficiente e eficaz.
Oferecer um produto que atende a diversas necessidades do consumidor em um só lugar pode realmente criar um diferencial significativo no mercado. Essa abordagem, muitas vezes chamada de “solução integrada”, tem várias vantagens:
1. Conveniência: Os consumidores tendem a valorizar a conveniência de encontrar tudo o que precisam em um único produto, economizando tempo e esforço.
2. Aumento da Visibilidade: Quando um produto consegue atender a múltiplas demandas, ele se torna mais visível e atraente, aumentando seu alcance e potencial de venda.
3. Fidelização do Cliente: Um produto que fornece soluções completas pode levar à fidelização, pois os consumidores se sentem satisfeitos com a praticidade e a eficiência da oferta.
4. Diferencial Competitivo: Em mercados saturados, ter um produto que se destaca por sua abrangência pode ser um forte diferencial em relação aos concorrentes que oferecem soluções mais segmentadas.
5. Upsell e Cross sell: Oferecer um produto completo pode abrir oportunidades para vendas adicionais, possibilitando que a empresa ofereça recursos ou serviços complementares.
6. Reputação da Marca: Marcas que se destacam por oferecer soluções completas podem construir uma reputação sólida, sendo vistas como líderes e inovadoras em seus segmentos.

 

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Médico Especialista em Otorrinolaringologia. Mentor Intelectual do software SIGOWEB, aplicação na web destinada à Gestão da SST, eSocial, GRO/PGR, Gestão do FAP e atual Diretor de Inovações.

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