Objetivo de adequar o SIGOWEB à NR 38
O objetivo foi o de entregar um software para automatizar processos que antes eram eventualmente preenchidos manualmente em planilhas e evitar que o uso delas se perpetuasse.
No SIGOWEB há a obrigação de atender as exigências da SST constantes na Norma Regulamentadora 38 (NR 38) e de outras NRs quanto aos aspectos relacionados às áreas trabalhistas, previdenciárias e tributárias, de forma integrada e coerente. O conjunto da obra permite que em uma única ferramenta o setor de limpeza urbana e manejo de resíduos tenha atendido tudo que é requerido também pelas NRs 01 (Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais), 05 (CIPA), 6 (EPI), 7 (PCMSO) e 17 (Ergonomia).
Com o SIGOWEB é possível inserir dados de forma mais eficiente e reduzir erros humanos, sendo o Programa capaz de tomar decisões baseadas em regras e lógica pré-definidas, utilizando algoritmos e técnicas de desenvolvimento inteligente, além de facilitar a análise e visualização dos dados coletados. Suas soluções centralizadas ajudam a garantir o cumprimento das regulamentações e normas de segurança no trabalho, com melhor usabilidade para os usuários e promovendo um ambiente mais seguro para os trabalhadores.
O Sistema também permite gerar relatórios gerenciais, laudos necessários para cumprimento de obrigações legais e facilita análises para a tomada de decisões e a implementação de melhorias nas práticas de saúde e segurança.
Isso resulta em:
– Economia de tempo e custos;
– Atendimento às NRs, legislação e eSocial;
– Rápida geração e emissão de documentos de SST (PGR, PCMSO, LTCAT, LIPs, AEP, ASO, Audiometrias…);
– Agendamento de exames com total integração entre o PGR e o PCMSO, e deste o relatório analítico gerado de forma automática;
– Atenção especial para atendimento aos traumatismos perfurocortantes;
– Controle de estoque e entrega por biometria de EPIs, vestimentas e dispositivos de proteção pessoal;
– Produtividade da equipe.
Desafios para a adequar o SIGOWEB à NR 38
Adaptar textos legais a um software é uma tarefa desafiadora devido a algumas dificuldades que surgem. Algumas delas incluem:
- Necessidade de precisão e clareza: Os textos legais exigem precisão e clareza para evitar interpretações errôneas. Ao adaptar textos legais para um software, é importante garantir que a linguagem utilizada seja precisa e que as informações sejam transmitidas de forma clara e não ambígua.
- Integração do software com os processos legais: Um desafio adicional é garantir que o software integre completamente os processos legais relevantes. Isso pode envolver a criação de fluxos de trabalho específicos e a adaptação do software para atender às necessidades específicas dos procedimentos legais.
- Exigência de muita criatividade: Precisávamos ser capazes de pensar de forma inovadora para resolver novos problemas e criar soluções eficientes. Criativos também na concepção de interfaces intuitivas e atraentes para usuários, a fim de proporcionar a melhor experiência a eles.
A imagem abaixo mostra um dos inúmeros workflows que elaboramos para integrar as necessidades da NR 38 com demandas de SST.
Todos os dados necessitando transformar-se em informação, que são dois conceitos distintos em software.
A diferença fundamental entre dado e informação é que os dados são elementos brutos e não processados, enquanto a informação é o resultado da análise e interpretação dos dados. Os dados são estáticos e não têm significado por si só, enquanto a informação é dinâmica e fornece conhecimento ou compreensão de uma situação específica, sendo os relatórios as possibilidades de sua documentação e divulgação.
Um outro aspecto que prezamos muito é o que se refere à usabilidade. Esse termo aplicado à softwares é a medida de quão fácil e eficiente é para os usuários utilizar um determinado programa. Ela se refere à experiência global do usuário ao interagir com o software, incluindo a facilidade de aprendizado, a eficiência da realização de tarefas, a facilidade de memorização e a satisfação geral do usuário.
Um software com alta usabilidade é projetado de forma a atender às necessidades e expectativas do usuário, permitindo que ele execute suas tarefas sem esforço adicional ou confusão. Isso inclui a interface do usuário, a organização das funcionalidades, a navegação intuitiva, o feedback claro e a ausência de erros ou problemas técnicos.
O usuário detecta um software sem usabilidade por ser aquele que possui interfaces confusas, complexas e difíceis de navegar, tornando a experiência do usuário frustrante e pouco eficiente. Alguns exemplos de características de software sem usabilidade incluem:
- Excesso de passos: quando uma tarefa simples requer muitos passos ou cliques pelo que o software é considerado pouco usável, pois torna a realização de tarefas demorada e cansativa.
- Complexidade desnecessária: quando o software apresenta recursos ou opções complexas que não são relevantes para a maioria dos usuários, isso pode dificultar o seu uso e causar confusão.
- Dificuldade de encontrar informações: quando o software não possui uma organização clara das informações e não oferece mecanismos de pesquisa eficientes, o usuário pode ter dificuldade em localizar o que precisa, resultando em uma experiência frustrante.
Por isso consideramos a usabilidade como um aspecto fundamental durante o processo de desenvolvimento, a fim de proporcionar uma experiência satisfatória e eficiente aos usuários.
Cronologia e tarefas de adequação
A NR 38 – SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NAS ATIVIDADES DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – entrou em vigor em 02 de janeiro de 2024, conforme estabelecido pela Portaria MTP nª 4.101, de 16 de dezembro de 2022.
Observe-se que empresas do setor e softwares de SST tiveram pouco mais de 1 ano para adaptarem-se à NR 38. No SIGOWEB utilizamos esse tempo para isso.
Desde o “lançamento” da NR 38 em dezembro de 2022 o Eng. de Segurança do Trabalho e Doutor pela USP/SP Leonardo Bridi e o Médico do Trabalho Dr. Airton Kwitko aplicaram-se ao seu estudo e de como a adaptar ao SIGOWEB. E o fizeram com uma visão de especialistas em SST, pelo que o SIGOWEB é igualmente um software especialista que utiliza conhecimento desses profissionais, com o objetivo de simular as suas habilidades.
Isso demandou árduo trabalho pois pelo caráter setorial da NR 38 existem interações com diversas outras NRs, entre gerais e específicas.
Nos dedicamos a analisar a NR 38 para compreender a legislação específica que pretendíamos adaptar ao Software, identificando as principais regras, diretrizes e requisitos contidos na legislação.
Mapeamos os requisitos da legislação no software para as funcionalidades específicas. Certificamo-nos de que cada requisito fosse adequadamente endereçado no sistema.
Identificamos as condições do SIGOWEB para avaliar quais funcionalidades e recursos eram necessários desenvolver para atender aos requisitos da NR 38. Consideramos aspectos como segurança, rastreabilidade de dados, relatórios, conformidade com padrões, entre outros.
Criamos as funcionalidades necessárias para adequar o SIGOWEB à NR 38, trabalhando com uma equipe de desenvolvimento de software para implementar as funcionalidades indispensáveis a fim de cumprir os requisitos da legislação. Certificamo-nos de que as funcionalidades atendiam às especificações legais e eram capazes de lidar com as informações e processos exigidos pela legislação.
Testamos e verificamos as conformidades para garantir que todas as funcionalidades desenvolvidas estivessem funcionando corretamente e atendendo às especificações legais.
Adequação do SIGOWEB ao eSocial
Um aspecto significativo atualmente diz respeito ao Social e aos envios de eventos de SST. A experiência adquirida no atendimento dessa obrigação em empresas de grande porte foi fundamental para que o SIGOWEB possa estar completamente adequado às necessidades e expectativas do cliente, garantindo funcionamentos corretos e totalmente automatizados dos envios pela mensageria própria, atendendo a todas as especificações e requisitos.
Temos total conhecimento das obrigações dos envios. Estamos atualizados sobre as obrigações relacionadas à SST no eSocial, como o envio de eventos de SST através de nossa mensageria, respeitando leiautes e prazos. Assim, o SIGOWEB é compatível com o eSocial o que lhe permite criar, validar e enviar os eventos de forma automática, simplificada e integrada.
eBook sobre a NR 38
Disponibilizamos gratuitamente um ebook sobre a NR 38 onde apresentamos análises, conclusões e expomos soluções sistêmicas proporcionadas pelo SIGOWEB.
O ebook oferecido é um documento eletrônico que serve como material de apoio para a compreensão da NR 38. Ele pode ser utilizado como um guia para entender os requisitos legais e as boas práticas relacionadas à SST.
Além disso, o ebook também funciona como um “termo de referência” para avaliar se os softwares de SST estão em conformidade com as exigências legais estabelecidas na norma. Isso significa que ele pode servir como um roteiro para verificar se os recursos e funcionalidades oferecidos pelos softwares atendem às necessidades e requisitos legais da NR 38.
Por ser uma Norma nova os softwares precisam ser atualizados para se adequarem a ela. Isso garante que os softwares funcionem corretamente e atendam aos requisitos estabelecidos. Os desenvolvedores de software precisam estar atentos às mudanças normativas e ajustarem seus produtos conforme necessário. Além disso, os usuários também devem ficar atentos ao usar softwares para realizar tarefas de acordo com uma nova norma, pois podem surgir novos procedimentos ou requisitos a serem seguidos.
Dessa forma, o ebook pode ser útil tanto para quem precisa se familiarizar com a norma regulamentadora, como para profissionais que desejam avaliar e selecionar softwares de SST que atendam às exigências legais em sua área de atuação. Baixe o eBook gratuitamente agora mesmo clicando neste link.
A imagem abaixo mostra a estrutura da NR 38 e dela, os itens assinalados são os que o SIGOWEB tem atuação.
Didaticamente, a partir de cada um dos itens assinalados, apresentamos no ebook as diversas atividades necessárias pela SST para completo atendimento à NR 38 e às demais NRs que lhe complementam. Esses itens foram agrupados em “módulos”:
Módulo 1: Atividades e Ambientes de Trabalho (contempla “Disposições gerais”);
Módulo 2: Avaliação Ergonômica Preliminar – AEP (contempla “Disposições gerais”);
Módulo 3. Avaliações (contempla “Disposições gerais” e “EPIs e vestimentas”);
Módulo 4: PCMSO (contempla “Controle médico”);
Módulo 5: CIPA e Treinamentos (contempla “Treinamentos”).
As imagens abaixo mostram o “Índice” do ebook para que haja uma maior percepção do nível de detalhamento. Ainda, os tópicos abordados são todos presentes no SIGOWEB, tornando-o uma ferramenta completa e abrangente para lidar com as questões discutidas. O software apresenta soluções e recursos específicos para cada um dos tópicos abordados, permitindo uma gestão eficiente e organizada das informações relacionadas a eles.
SIGOWEB como software de SST de eleição para as necessidades da NR 38
Por isso o SIGOWEB é um software que tem total adesão às exigências da NR 38 e de outras NRs entre gerais e específicas. Por ele se pode efetuar a gestão e controle de todos os aspectos relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores do setor em seus ambientes de trabalho. Ele ajuda a identificar e controlar riscos, monitorar lesões e doenças ocupacionais, controlar treinamentos e manter registros de entregas de EPIs, gerenciar planos de ação e elaborar avaliações ergonômicas entre outras funcionalidades.
Em resumo, a utilização do SIGOWEB – atualizado para se adequar à NR 38 – é ferramenta eficiente para a gestão da SST, essencial para garantir o cumprimento das obrigações legais, promover a segurança dos trabalhadores e melhorar o desempenho da empresa como um todo.
Solicite agora mesmo através deste link uma demonstração do SIGOWEB e entenda junto a um especialista como atender a nova NR 38 de forma descomplicada e a como tornar a sua gestão em SST como um todo mais eficiente e lucrativa.